segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia Nacional de Conservação do Solo - 15/04


E, neste dia, postamos dicas do MDA para o aproveitamento do solo!

Fonte: Site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.


No Dia Nacional de Conservação do Solo, MDA dá dicas para bom aproveitamento da terra


No Dia Nacional de Conservação do Solo, MDA dá dicas para bom aproveitamento da terra

Foto: Tamires Kopp/MDA

O solo é base para a produção agrícola. Conservá-lo e enriquecê-lo são as melhores maneiras de assegurar a continuidade da atividade por longos anos. Pela importância do recurso natural, celebra-se em 15 de abril o Dia Nacional da Conservação do Solo, data comemorativa que poucos conhecem, mas que todos deveriam valorizar já que é dele que vêm os alimentos que chegam à mesa de milhões de brasileiros.
“Eu considero uma data essencial para apresentarmos para a sociedade a importância dos solos como um dos maiores patrimônios naturais que temos. Os solos são os responsáveis por todo o sistema de recarga de aquíferos, que, por sua vez, são responsáveis por toda nossa matriz hidroenergética”, explica o técnico em assuntos orgânicos da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) Alberto Wanderley.
Segundo ele, o solo é um dos recursos naturais mais subvalorizados pelos brasileiros, que não imaginam outras ações relacionadas a ele. “Quando falamos da água, não se pensa no solo. Pensam nos rios, cursos d’água, mas não no solo. Essencialmente, porém, o que causa a escassez de água e as inundações, por exemplo, é a má conservação do solo”, garante.
Colaborações
A conservação, seja na agricultura ou na pecuária, é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio. Na agricultura familiar o MDA incentiva o trabalho de preservação, fazendo o manejo do solo de maneira adequada e aproveitando melhor o uso de técnicas que valorizam a conservação da terra e a melhoria da qualidade e das condições físicas e químicas do recurso.
Algumas dicas que podem ser adotadas são: fazer a rotação de culturas; utilizar o solo em plantios mais adequados para cada região; utilizar o plantio direto, sem o uso de arado; evitar a limpeza do solo por meio de queimadas (prática usual no território brasileiro); e preservar matas ciliares e vizinhas.
Um aspecto fundamental na conservação do solo é a manutenção de níveis de fertilidade adequada. A adubação, baseada em análises de solo e folhas, é essencial para a conservação e enriquecimento contínuo dos solos de uma propriedade agrícola. “A concepção é que o uso e o manejo do solo privilegiam técnicas que, por si só, são conservacionistas e minimizam os efeitos de degradação do solo, e, às vezes, até o melhoram”, conclui Alberto Wanderley.
Dia Nacional da Conservação do Solo
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário